31 de julho de 2007

Documentário no Contraponto


Caros amigos, Convidamos para a projeção de um documentário interessantíssimo, D´une langue à l´autre (Misafa Lesafa), trazido da França pela Profa. Lígia F. Ferreira.
A projeção será acompanhada de conversa com a Lígia. O filme é falado em hebraico e as legendas são em francês. Segue abaixo sinopse.

dia 2 de agosto às 20 horas no Contraponto.
Rua Medeiros de Albulquerque, 55Vila Madalena



Título : D´une langue à l´autre (Misafa Lesafa)
Gênero : Documentário; produção : França, ZDF/ARTE.
Direção : Nurith Aviv
Ano : 2004
Legendado em francês
Depoimentos em hebraico
Duração : 55´

Sinopse : Este documentário traz à tona a complexa aventura lingüística que acompanhou a criação do Estado de Israel. Dos deslocamentos provocados por esse processo, emergem questionamentos dilacerantes : é possível "migrar" para e aprender uma outra "língua materna" ? Que razões podem alimentar o desejo de banir (da memória, do próprio inconsciente) ou preservar a (primeira) língua materna, quando a ela se associa prazer e dor, ódio e amor ? Que efeitos a adoção de uma nova língua materna produz na (re)construção de uma identidade ? Com que língua(s) se faz um país e uma nação ?
A cineasta Nurith Aviv interroga nove artistas e intelectuais israelenses, porém oriundos de países e culturas diferentes, que respondem a essas perguntas evocando, através de suas trajetórias individuais ou familiares, uma problemática central num país cuja diversidade cultural ainda carrega dimensões desconhecidas. Seja do ponto de vista íntimo, político e ideológico, a problemática, em suma, é mais do que atual na medida em que transcende uma especificidade nacional para refletir tanto os dramas quanto as riquezas potenciais de um mundo de fronteiras se esgarçam e no qual se multiplicam os migrantes, as nacionalidades e as identidades plurais. (Ligia F. Ferreira )

2 comentários:

Anônimo disse...

Que bom!!!!
Na ativa novamente!
Beijão,
Vera

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.